quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como o sabão limpa?

 


Alguém já se perguntou como que o sabão limpa? É feito de gordura e óleos, como é capaz de limpar uma superfície engordurada. Pra quem já se pergunto, vou falar um pouquinho sobre isso. 
  É tudo muito simples: a mistura de óleos com soluções alcalina (hidróxido de sódio ou potássio), deu origem ao sabão.
                Óleo + base sabão + glicerol 
Mas voltado à pergunta anterior, se óleos não se retiram com água, como conseguimos com água e sabão?


Repare que a molécula de sabão possui uma parte polar e outra apolar. A cadeia apolar é formada por hidrocarbonetos que se sente atraída por óleos (apolar) e a extremidade polar (contendo íons) interage com a água, Dizemos então COONa é polar e hidrofílica (reage com água) e a cadeia de hidrocarbonetos é hidrofóbica ( tem aversão a água) , isso se baseia na regra ‘’ semelhante dissolve semelhante ‘’
Que é possível que se forme uma espuma é a partir dessa interação entre os componentes do sabão que se torna possível limpar superfícies cheias de gordura

Tumblr_lg07l1g1fn1qfxnfco1_500_large

Primeiros avanços da Química



    O princípio do domínio da química (que para alguns antropólogos coincide com o princípio do homem moderno) é o domínio do fogo. Há indícios de que há mais de 500.000 anos, em tempos do Homo erectus, algumas tribos conseguiram tal feito. O domínio do fogo não só dava luz e calor na noite, como ajudava o homem na proteção contra os animais selvagens. Também permitia a preparação de comida cozida. Esta continha menos micro-organismos patogênicos e era mais facilmente digerida. Assim, baixava-se a mortalidade e melhoravam as condições gerais de vida. O fogo também permitia conservar melhor a comida, especialmente as carnes e os peixes, secando-os e defumando-os. 

Carvão e Diamante




   Já pensou em usar joias com carvão? ou então, acender uma lareira com diamante?
 Isso seria beem diferente.

   O carvão e o diamante são substancias com a mesma composição, mas com valores tão diferentes. Isso ocorre por que o diamante são encontrados no magma(bem abaixo da crosta) lá sendo comprimido e petrificado , formando belos , duráveis e muito valiosos diamantes.
  Já o carvão , é por um processo bem mais simples, pela decomposição das folhas e da vegetação , o local é embaixo da terra , onde as temperaturas se elevam em relativa pressão
  Portanto, não seria possíveis ambas as substâncias possuírem o mesmo valor comercial, uma vez que o tempo de formação é diferente nos dois processos. 

Química


    A história da química está diretamente ligada ao desenvolvimento do homem, já que abrange todas as transformações de matérias e as teorias correspondentes. Com frequência, a história da química se relaciona intimamente com a história dos químicos e — segundo a nacionalidade ou tendência política do autor — ressalta em maior ou menor medida os sucessos alcançados num determinado campo ou por uma determinada nação.
A ciência química surge no século XVII a partir dos estudos de muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química se recolhem pela primeira vez na obra do cientista britânico Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661). A química, como tal, começa a ser explorada um século mais tarde com os trabalhos do francês Antoine Lavoisier e as suas descobertas em relação ao oxigênio, à lei da conservação da massa e à refutação da teoria do flogisto como teoria da combustão.
Tumblr_llmldor3eh1qe1x7co1_500_large
Hpim1580_large


" O alquimista "
Química é a ciência da matéria. Estuda a estrutura, composição, propriedades, reações e transformações dos materiais. Concentra-se no estudo dos átomos da sua interação com outros átomos, e, em particular, nas suas ligações.


  

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pai da quimica



Lavoisier foi incentivado a fazer Direito, mas seu interesse pela ciência for maior, dedicando-se à química até o final de seus dias. É considerado o Pai da Química Moderna ou o Newton da Química.

Segundo Asimov, ele cometeu 2 erros na sua vida. O primeiro foi investir 1 milhão de francos na Ferme Generale, firma particular de coleta de impostos para o governo e que o povo odiava. Jean-Paul Marat, um medíocre “cientista” candidatou-se a uma vaga na Academia e Lavoisier foi contra sua admissão. Este foi seu segundo grande erro.